(Ano de edição: 2004)
O capitão Afonso Brandão mudou a vida, quase sem o saber, numa fria noite de boleto, ao prender o olhar numa bela francesa de olhos verdes e voz de mel. O oficial comandava uma companhia da Brigada do Minho e estava havia apenas dois meses nas trincheiras da Flandres quando, durante o período de descanso, decidiu ir pernoitar a um castelo perto de Armentiéres. Conheceu aí uma deslumbrante baronesa e entre elels nasceu uma atracção irresistível.
Mas o seu amor iria enfrentar um duro teste. O Alto Comando alemão, reunido em segredo em Mons, decidiu que chegara a hora de lançar a grande ofensiva para derrotar os aliados e ganhar a guerra e escolheu o vale do Lys como palco do ataque final. À sua espera, ignorando o terrível cataclismo prestes a desabar sobre si, encontrava-se o Corpo Expedicionário Português.
Decorrendo durante a odisseia trágica da participação portuguesa na primeira guerra mundial, A Filha do Capitão conta-nos a inesquecível aventura de um punhado de soldados nas trincheiras da Flandres e traz-nos uma paixão impossível entre um oficial português e uma bonita francesa. Mais do que uma simples história de amor, esta é uma comovente narrativa sobre a amizade, mas também sobre a vida e sobre a morte, sobre Deus e a condição humana, a arte e a ciência, o acaso e o destino.
[Texto extraído da contracapa]
Citações
(pág.9) "O pensameno mais fugaz obedece a um desenho invisível" - Jorge Luís Borges, 'O Aleph'
(pág.9) "O sentido do mundo emerge fora do mundo. No mundo, tudo é como é e acontece como acontece." - Ludwig Wittgenstein, 'Tractatus Logico-Philosophicus'
(pág.90) "Dez anos, meu filho, não é nada. Dez anos é um mero sopro na poeira do tempo."
(pág.90) "A sua preocupação era compreender a vida para a conquistar, não para que ela o esmagasse."
(pág.136) "Mata um homem por dinheiro e és um criminoso. Mata mil homens por uma ideia e és um grande génio."
(pág.311) "(...) Deus ajuda quem se ajuda a si próprio. Aqueles que não percebem isso não entendem nada da vida."
(pág.364) "(...) são as pessoas que fazem os lugares."